quarta-feira, 1 de abril de 2009

PLANO DE ATIVIDADE EDUCATIVA: Sing me a song

Professor: Carlos Augusto Carneiro Kesseli Disciplina: Língua Inglesa.

Tipo de atividade: Aula Duração: 100 minutos – 2 aulas
Título: Sing me a song! Tema: Songs in the classroom
Série: 1ªs Nível: Ensino Médio Período: Manhã
Conexões interdisciplinares: Língua Portuguesa - Língua Inglesa - Arte - Educação Física - História - Geografia

Objetivos:
O objetivo principal é possibilitar ao aluno a oportunidade de apresentar seus valores artísticos e a uma ocasião para o desenvolvimento de trabalho em equipe, integrando-o a toda comunidade. Outro objetivo é colocar em discussão, por meio da música e da dança, assuntos urgentes da sociedade moderna, como temas transversais, trazendo para a escola, atividades diferenciadas que produzam uma maior visibilidade, motivação e envolvimento de todos. Outros objetivos: comtemplar a diversidade cultural; despertar o interesse pela cultura de outros povos e nações; identificar a influência das diferentes culturas na sociedade moderna; despertar talentos na escola; formar o gosto e a visão crítica do adolescente pela produção artística, especialmente pela música e a dança;explorar as estruturas lingüísticas da língua inglesa já estudadas; reconhecer diferentes formas de linguagens da língua inglesa; melhorar o rendimento escolar;desenvolver a cooperação e o trabalho coletivo; promover o protagonismo juvenil; tornar a aula mais atrativa e prazerosa.

Conteúdos:
Conceituais: Verb to be; Simple tenses of the verbs; Personal Pronouns (subjetives and objectives); Possessives (adjectives and pronouns); Adverbs
Procedimentais: Utilização das TICs como recursos pedagógico; uso da Internet como ferramenta de pesquisa; emprego da ferramenta “Songs” do programa Circuit
1 – Interaction Students.; escolha musical para ser apresentada a classe e posteriormente, no festival de música; desenvolvimento de estratégias de leitura e construção de textos; criação e interpretação de músicas inéditas e músicas consagradas.
Atitudinais: Respeito à diversidade cultural; importância da língua inglesa na sociedade moderna e globalizada;Conhecimento da ética e da crítica quanto ao uso da Internet e seus recursos; Cooperação e trabalho em equipe; Autonomia para a construção do conhecimento.

Estratégia:
Explorar e desenvolver as atividades das unidades Songs e Website. Em sites especializados, os jovens buscarão músicas do gosto pessoal de cada um. Posteriormente, devem escolher uma música de consenso, imprimí-la e distribuir a todos os alunos (importante que eles escolham a música, pois ela terá o objetivo de motivar a classe toda). Para que gravem a pronúncia e a melodia, é recomendado que ouçam a canção por diversas vezes, acompanhando-a pela letra. Baseado no conhecimento prévio do estudante, o professor deverá mediar um debate e comentar o tema e o assunto abordado de maneira contextualizada à sua realidade. Em seguida, esclarecerá as estruturas lingüísticas contidas na letra da música e ajudará na sua tradução. Após todos ouvirem e cantarem, o professor levará seus alunos a produzir um texto argumentativo sobre o tema abordado na música.

Sites na Internet: www.cante.com.br www.vagalume.com.br www.cifrasclube.com.br www.google.com.br www.youtube.com

Recursos necessários:
Equipamento: Computadores, fones de ouvido, impressora, microfone, máquina fotográfica, aparelho de som.
Softwares: Interaction Students – Circuit 1

Materiais de consumo: papel sulfite, tinta para impressora, dicionário de inglês

Avaliação: Observação do cumprimento de todas as ações e metodologias durante o desenvolvimento do projeto. Registro dos aspectos positivos e negativos e socialização do resultado final.


OBS: Esta aula é parte de um projeto educativo interdisciplinar desenvolvido na unidade escolar anualmente, inserido no calendário escolar, envolvendo alunos e professores do ensino fundamental e ensino médio em todas as áreas do conhecimento, que se encerra no final do mês de outubro com a realização do International Music & Dance Festival, com participação dos talentos musicais de nossa escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário