quarta-feira, 11 de maio de 2011

Biologia no cinema

Elaboração: Noraly Shawen Liou “O que os cientistas podem fazer, e isso está virando moda nas universidades americanas, é usar filmes para educar seus alunos sobre o que é cientificamente correto e o que é absurdo. Ou seja, usar o cinema como ferramenta pedagógica. Os alunos certamente prestarão muito mais atenção e será possível educar a população para que, no futuro, um número cada vez maior de pessoas possa discernir o real do imaginário.”Trecho retirado do blog de Marcelo Gleiser, professor de Física e Astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos.


(Acesso em: 11, nov. 2010)

Trabalhar com filmes em sala de aula pode ser extremamente gratificante, pois invariavelmente os resultados alcançados superam as expectativas dos professores. Para que isso aconteça é necessário um bom planejamento de cada passo dessa iniciativa, além é claro de se observar eventuais inconsistências entre ciência e ficção.



Confira alguns filmes que, além de entreter, podem proporcionar discussões interessantes para as aulas de Biologia.



1- Vida de Inseto. 1998. (A Bug’s Life)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Organização social das formigas; Morfologia dos grupos de invertebrados (hexápodes, crustáceos e aracnídeos).


2- Osmose Jones. 2001. (Osmosis Jones)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Vírus; Infecção; Sistema Imunológico; Leucócitos.

3- Era do Gelo. 2002. (Ice Age)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Aumento da temperatura da Terra (Aquecimento Global); Perda de hábitat.


4- O Núcleo – Missão ao centro da Terra. 2003. (The Core)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Constituição e estrutura da Terra; Formação dos fundos oceânicos e Fossa das Marianas.

5- Procurando Nemo. 2003. (Finding Nemo)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Territorialidade, característica comum aos peixes que compartilham seu hábitat com anêmonas; Características reprodutivas dos peixes (podem desovar de 100 a 1.000 ovos próximo do seu território); Diversidade de animais e subdivisões do ambiente marinho, conservação; Diversidade de animais invertebrados (Poríferos, Cnidários, Equinodermos); Diversidade de animais vertebrados marinhos (peixes que habitam o recife de coral, peixes da zona abissal; Peixes ósseos e cartilaginosos; Répteis e mamíferos marinhos e aves; Sistema respiratório dos peixes; Sistema respiratório e digestório de Cetáceos (baleias); Correntes marítimas.


6- A Marcha dos Pinguins. 2005.(La marche de l'empereur)

Conceitos que pode ser discutidos em sala e aula: Diversidade da fauna africana; Conservação e reintrodução de animais nascidos em cativeiro ao seu hábitat natural.


7- Uma verdade inconveniente.2006. (An Inconvenient Truth)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Causas e consequências do aquecimento global; Medidas mitigadoras para o aquecimento global.


8- Avatar. 2009. (Avatar)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Ecossistemas, interações entre os organismos, equilíbrio do ecossistema.


9- Uma noite no museu. 2006.(Night at the museum)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Importância de museus; Museu Americano de História Natural; Preservação de peças e animais pelos museus; História evolutiva dos hominídeos.


10- Gattaca - Experiência Genética.1997. (Gattaca)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Predisposição genética, Organismos geneticamente modificados; A molécula de DNA; Ética.


11- A Ilha. 2005. (The island)

Conceitos que podem ser discutidos em sala de aula: Processo de clonagem; Questões éticas na clonagem humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário