quinta-feira, 19 de maio de 2011

Reunião de HTPC - 18/05/11 - Polo em Mineiros do Tietê


Disciplinas: Ciências, História, Biologia e Química

PCOPs responsáveis:
Adriana Alonso, Alessandro Bernanrdo, Salete Venarusso e Carolina Batistela

Objetivos:
- analisar o currículo e seus recursos
- analisar, refletir e discutir as etapas e metodologia d
e uma sequencia didática, comparando-a com as situações de aprendizagens propostas nos recursos do currículo
- momentos de recuperação contínua na situação de aprendizagem
- livro didático: um recursos necessário

Referências Bibliográficas:
A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR - Antoni Zabala

SOBRE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS...

O professor Antoni Zabala (1998: 18) defende que as pensar na configuração das sequências de atividades ou sequencias didáticas (ele usa os dois termos como sinônimos) é um dos caminhos mais acertados para melhorar a prática educativa.
O mesmo professor define essas sequências de atividades c


A PRÁTICA EDUCATIVA: COMO ENSINAR - Antoni Zabala

O livro de Antoni Zabala objetiva “oferecer determinados instrumentos que ajudem [os professores] a interpretar o que acontece na aula, conhecer melhor o que pode se fazer e o que foge às suas possibilidades; saber que medidas podem tomar para recuperar o que funciona e generalizá-lo, assim como para revisar o que não está tão claro” (p.24).

Por que uma atividade é diferente de uma boa situação de aprendizagem?

ATIVIDADE

- Não precisa ser desafiadora para todos
- Sem preocupação de adequação
- Pressupõe pré-requisito
- Não exige reflexão

BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

- Prevê desafios e tomada de decisão
- Garante circulação de informação
- Matém as características sócio-culturais do objeto a ser aprendido
- Favorece a reflexão sobre o conteúdo a ser trabalhado

TEMA: SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM - CURRÍCULO - MATEMÁTICA
RECUPERAÇÃO PARALELA

1- Apresentação

2- Refletindo sobre a situação de aprendizagem
- Classe Regular
- Recuperação Paralela
- Atividades Lúdicas

3- Socialização

4- Avaliação


Nenhum comentário:

Postar um comentário