quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pauta 22 de maio de 2012





 . Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

Objetivo:
·         Reunir os professores de Português para orientações da Olimpíada de Língua Portuguesa;
·         Finalizar o Projeto Parlamento Jovem 2012 (Professores de História, Filosofia e Sociologia);
·         Divulgar os DVDs do Projeto “Cinema vai a escola”;
·         Trocar experiências e preparar aulas.
Ações:

1-       Sensibilização: A MENINA QUE ODIAVA LIVROS
2-      Suspensão das aulas no dia 8 de junho (sexta-feira).
3-      Festa Junina – trabalhar as Olimpíadas e as danças e quadrilhas.
4-      Mudanças no Mapa da Classe do 1ºB.
5-      Divulgação do Projeto HOPI HARI.
6-      Divulgação:
·         Pós-Graduação a Distancia – credenciado pelo MEC – UNIARA
7-      Listas de DVDs do Projeto “Cinema vai a escola” e outros DVDs da escola.
8-      Dicas e Sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.
·         Pesquisar no Caderno do Professor títulos que se encaixem em situações de aprendizagens a serem trabalhadas.
9-      Reunião dos professores de Língua Portuguesa para orientações das Olimpíadas.
10-   Reunião dos professores para a continuação do projeto Parlamento Jovem 2012.
11-    Outros


 Utilizando filmes em sala de aula
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de filmes em sala de aula.
Algumas considerações iniciais
A prática de uso de filmes em sala de aula é tão antiga quanto os videoplayers e suas fitas. Talvez você seja um professor mais novo e tenha vivenciado somente a fase do DVD player e dos DVDs discs e agora do Blu-ray.
O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.
Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:
a) A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.
b) O professor deve assistir ao filme com antecedência, marcando as partes, os elementos, as cenas que exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme.
c) Muitas vezes, não se faz necessário que o docente e os alunos assistam ao filme inteiro. Podem-se selecionar os trechos mais significativos que ilustrem e esclareçam a temática em questão.
d) Salvo em época de colônia de férias e para ambientes de educação infantil, o filme em sala de aula não é diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus alunos.
e) Prepare seus alunos para o filme. Em sala de aula, comente quais conteúdos pedagógicos serão “vistos” na projeção em questão, qual o período histórico, os elementos importantes e os vestuários.
f) O item anterior fica totalmente revogado se a sua intenção for surpreender os alunos. Permita que assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o assunto em sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o assunto, os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base nas questões apresentadas por eles.
g) Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto, assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles, simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...
h) Alguns docentes solicitam o preenchimento de uma ficha técnica do filme durante a execução dele. O recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de preencher tal ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i) Os filmes apresentam erros conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para esclarecer o ponto em questão e também para desenvolver o senso crítico dos alunos, mostrando que nem tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto e verdadeiro!
j) Nem só de filmes “prontos” vive a escola quando se fala em recurso audiovisual! Você pode utilizar comerciais, programas televisivos gravados, filmes disponíveis na internet como os disponibilizados para download no portal da Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!
k) Curta o momento com seu grupo! Vale todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e aquele clima de aconchego que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece nunca!

Diários de motocicleta
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.

 Ficha técnica do filme
Título original: The motorcycle diaries
Gênero: Drama
Duração: 2h8min
Ano de lançamento: 2004
Estúdio: Southfork Pictures/Filmfour/Tu Vais Voir Productions/Senator Film Produktion
Distribuidora: Buena Vista International
Direção: Walter Salles
Roteiro: Jose Rivera, com base nos livros de Che Guevara e Alberto Granado
Produção: Michael Nozik, Edgard Tenenbaum e Karen Tenkhoff
Fotografia: Eric Gautier
Direção de arte: Laurent Ott
Figurino: Beatriz de Benedetto e Marisa Urruti
Edição: Daniel Rezende
Sinopse

O filme narra a aventura de Ernesto Guevara em 1952, quando decide viajar pela América do Sul em companhia de Alberto Granado e Poderosa, respectivamente, seu amigo e sua moto.Da saída de moto até a chegada na colônia de leprosos, a convivência com as diferenças sociais e culturais da região faz com que Diários de motocicleta seja uma obra obrigatória do repertório do estudante.
Crítica do filme
“O filme é maravilhoso, principalmente porque amplia a visão de Guevara, muitas vezes rotulado de revolucionário socialista amigo de Fidel. Por meio da análise do filme, podemos ver que ele foi MUITO mais que isso”.
Danielle Lourenço – Pedagoga
Sugestões pedagógicas
1) O personagem histórico Ernesto Guevara.
Certamente o filme é um convite a conhecer a vida de Ernesto Guevara. Saliente que Guevara, antes de ser o líder mundialmente conhecido e reconhecido, foi um jovem estudante, idealista e sonhador, que diferentemente de muitos de sua época, foi, de fato, em busca da concretização de seus sonhos.
Estes sites têm informações interessantes que podem ajudar na pesquisa sobre Guevara:
·                    http://www.mibsasquerido.com.ar/Personagens06.htm
·                    http://www.guevara.com.br/
2) Uma metáfora para nossas próprias vidas.
Comente com os alunos que o filme pode ser entendido como uma metáfora para nossas próprias vidas. Guevara sai de sua “redoma” em busca da realidade. (Outro exemplo deste movimento é a história de Buda.)Por mais que não tenhamos a oportunidade de conhecer as Américas de moto, como podemos fazer este mesmo movimento de ampliação de consciência?
3) Aspectos físicos e culturais da América do Sul.
É possível, por meio da análise do filme, caracterizar os aspectos físicos e culturais dos diferentes países da América do Sul?
4) Analise com os alunos as seguintes frases atribuídas a Guevara:
"Os jovens... e eu me vejo como um... nós precisamos estudar e estudar pesado. Nós não devemos dizer que meus olhos ardem ou que eu não gosto de ler, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu tenho muita vigia, que as crianças não me deixam dormir... todas essas coisas que as pessoas levantam. Nós precisamos estudar por todos os meios."“Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado”.
5) Desigualdades sociais
 Ressalte as questões das desigualdades sociais existente entre os habitantes. Solicite que os alunos descrevam os momentos em que o filme retrata isso.
6) A viagem e o deslocamento geográfico.
Para ampliar o entendimento da viagem iniciada em 1952, solicite aos alunos que criem uma linha do tempo, mostrando as fases da viagem de Guevara. Oriente-os a mapearem os principais pontos percorridos, as datas, o modo de deslocamento, entre outros.
7) A doença lepra-hanseníase.
O filme aborda de forma contundente o drama da lepra-hanseníase. Expanda o conhecimento do grupo sobre o tema. Este trabalho é muito importante, em especial para desmistificar todo o preconceito que há em torno da doença!
Você pode utilizar os seguintes sites como referência:
·                    http://www.who.int/lep/resources/Guide_P2.pdf
·                    http://www.manualmerck.net/?id=208
8) O socialismo e a revolução cubana.
É importante deixar o conceito de socialismo bem claro, sem uma fala preconceituosa ou tendenciosa. Aproveite o momento para trabalhar também a Revolução Cubana.
·                    http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-cubana.htm
·                    http://www.suapesquisa.com/historia/revolucao_cubana.htm
·                    http://www.culturabrasil.org/revolucaocubana.htm
·                    http://www.suapesquisa.com/geografia/socialismo/
·                    http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo.htm
9) O ofício dos trabalhadores das minas.
Em determinado momento do filme, Guevara se encontra como trabalhadores das minas. Questione os alunos se esse tipo de ofício ainda existe, quais os riscos e em quais regiões do Brasil e do mundo ele ainda é exercido.
Links complementares
Mais informações sobre o filme e ficha técnica: http://www.imdb.com/title/tt0318462/ 

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