Autoavaliação:

Você sabe trabalhar em equipe?

Trabalhar em equipe, em alguns casos, é imprescindível. Porém nem sempre isso é possível porque depende muito das pessoas que formam a equipe e das atitudes profissionais de cada uma. Sendo assim, para trabalhar em equipe não basta apenas querer, tem que se autoconhecer e ter algumas habilidades. Responda as perguntas a seguir, assinalando SIM ou NÃO de acordo com suas atitudes e saberá se você sabe ou não trabalhar em equipe.


1) Você consegue trabalhar com pessoas que têm opiniões completamente diferentes das suas?
 Sim
 Não
2) Você concorda com a frase: “A multiplicação das diversas formas de pensar enriquece o resultado final.”?
 Sim
 Não
3) Você acredita que um trabalho poder ter um resultado mais eficaz quando há a diversidade e a complexidade de pessoas com características contrapostas?
 Sim
 Não

4) Você fica incomodado ou se sente vigiado quando trabalha com pessoas muito diferentes de você?
 Sim
 Não
 5) Você é capaz de renunciar o seu espírito competitivo para desenvolver habilidades cooperativas?
 Sim
 Não
6) Você acha que sempre está com a razão?
 Sim
 Não
7) Quando alguém lhe dá um feedback dizendo que você se equivocou em algo, você tem alguma dificuldade em responder para esta pessoa?
 Sim
 Não
8) Mesmo que seu projeto de trabalho exija muito de você e seja muito árduo, você consegue motivar e contagiar seus colegas de trabalho?
 Sim
 Não
9) Você corrige seus subordinados em público?
 Sim
 Não
10) Você de sua autoridade para retificar algumas decisões tomadas por seus subordinados, mesmo que elas sejam as mais corretas?
 Sim
 Não
11) Você sente dificuldade em opinar sobre algum trabalho de uma outra pessoa?
 Sim
 Não
12) Costuma ser mal-agradecido com as outras pessoas?
 Sim
 Não
13) Você escuta as opiniões alheias antes de tomar decisões?
 Sim
 Não
14) Você respeita e defende a liberdade de opinião dos demais mesmo quando são contrárias a sua?
 Sim
 Não
15) É tolerante com os erros alheios?
 Sim
 Não
16) Você compreende que deve ser exigente e corrigir os erros da equipe mesmo quando isso lhe desagrade?
 Sim
 Não
17) Quando você vê um novo projeto pela frente, você não se empenha com os demais?
 Sim
 Não
18) Quando bons resultados são obtidos por toda uma equipe, só você se apropria dos elogios?
 Sim
 Não
19) Você evita afrontar algumas conseqüências quando elas são negativas?
 Sim
 Não
20)Você acha que não é conveniente trabalhar em equipe?
 Sim
 Não



 A roda de trás de uma bicicleta é a que impulsiona. É necessária porque o negócio precisa ir para frente, precisa de resultados. Ela é o gestor. Já a roda da frente é a que dá equilíbrio e direção. É o líder. A combinação das duas coisas é que faz com que o negócio atinja seus objetivos. 



O TRABALHO EM EQUIPE - TESTE

Cada vez mais percebemos que o trabalho em equipe é muito mais valorizado, porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3" imagine somado a 9?


Aqui temos dez dicas para saber trabalhar em equipe.

1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

2. Aceite as ideiás dos outros
Às vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a ideia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

3. Não critique os colegas
Às vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.

4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.

6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.

7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.

8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.

10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles.

Seguinte essas dicas o trabalho em equipe fica muito mais interessante!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário