Projeto Feira das Nações

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERRAZ


COPA DO MUNDO 2014

 

Aproveitando clima da Copa 2014 no Brasil e com os objetivos de:

ü                 Estimular no aluno a capacidade de liderar, criar e organiza-se;

ü                 Desenvolver em toda equipe docente e discente a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos;

ü                 Possibilitar aos alunos a ampliação do seu conhecimento de mundo, relacionando os conteúdos estudados com a realidade ao seu redor e elaborar uma pesquisa aprofundando os conhecimentos sobre os diversos aspectos do país estudado, para que também seja apresentada na noite do evento

Esta atividade tem caráter abrangente envolvendo aspectos sócio-culturais de diversos países, que serão abordados através da música, dança, culinária, geografia, histórias, dentre outros.
O projeto abrange uma pesquisa aprofundada referente aos seguintes aspectos de cada país estudado:
I- ASPECTOS HISTÓRICOS
Surgimento ou descobrimento, povos que influenciaram a história, principais fatos históricos ocorridos no País.
Comparar historicamente o país estudado em tempos diferentes, a história do país na época da formação e atualmente.
Identificar o sistema político, sistema educacional e pessoas que tiveram grande importância na história do país.
II- ASPECTOS CULTURAIS
Danças, comidas típicas, músicas, folclore, arquitetura, artesanato, destaque nas artes, curiosidades sobre o país e povos nativos e seus colonos. Relatar sobre a cultura do país.
III- ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS
Clima, mapa, bandeira, hidrografia, fronteiras do país, extensão territorial, renda per capita, densidade demográfica e economia do país.
IV- ASPECTOS CIENTÍFICOS E NATURAIS
Riquezas minerais, recursos naturais, fauna, flora, tipo de vegetação, solo, descobertas científicas e avanços tecnológicas. Identificação das ciências, em especial a Matemática, no processo de crescimento do país.
Justificativa:

Trabalhar as Nações e suas origens em conjunto com todas as disciplinas e anos do Ensino Fundamental e Médio

OBJETIVOS:
  • Resgatar a importância de cada Nação;
  • Repassar os valores culturais
·         Ampliar o contato com as diversas influências de diferentes Nações na formação do povo brasileiro e da sua cultura;
·         Desenvolver a criatividade, o gosto por músicas e danças folclóricas, habilidades de pesquisa, como também a linguagem oral e escrita.

DESENVOLVIMENTO:

Cada turma escolherá um país para apresentar durante a feira.
Deverá ser pesquisado :
  • Usos e costumes ;
  • Língua falada ;
  • Trajes ;
  • Músicas ;
  • Principais cidades ;
  • Comidas típicas ;
  • Religião ;
  • Dança ;
  • Localização geográfica .
Período: 
Março/ Abril/ Maio

PAISES PARTICIPANTES DA COPA DE 2014

  • MEXICO
  • URUGUAI
  • FRANÇA
  • ARGENTINA
  • NIGERIA
  • COREIA DO SUL
  • GRECIA
  • INGLATERRA 
  • ESTADOS UNIDOS
  • ARGELIA
  • ESLOVÊNIA
  • ALEMANHA
  • AUSTRALIA
  • GANA
  • SÉRVIA
  • HOLANDA
  • DINAMARCA
  • JAPÃO
  • CAMAROÊS
  • ITALIA
  • PARAGUAI
  • NOVA ZELANDIA
  • ESLOVAQUIA
  • BRASIL
  • COREIA DO NORTE
  • COSTA DO MARFIM
  • PORTUGAL
  • ESPANHA
  • SUIÇA
  • HONDURA
  • CHILE
Dicas

Revista Nova Escola


Culminância:

Apresentação da feira com danças, comidas típicas e trajes característicos.
Exposição de trabalhos e fotos.
Torneio de futebol Interclasses

Avaliação:

Desenvolvimento das aulas, participação.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Gostei muito roteiro , na minha escola , vai fazer este projeto.

    ResponderExcluir