Estudo do texto “Planejamento: em busca de caminhos”
(RODRIGUES, 2001)
a) Você encontra relações entre a
experiência relatada pela autora no início do texto e sua prática docente
cotidiana? Explicite-as!
|
b) Elabore cinco perguntas que você considera importantes para
fundamentar o planejamento de ensino, por exemplo: “O que é significativo que
meus alunos aprendam?”.
1)
2)3) 4)
5)
|
c) Ao final do texto, a autora apresenta elementos básicos para um
planejamento didático-pedagógico. Leia os itens abaixo e explique o que você
entende sobre cada um deles. Os primeiros já foram realizados como exemplos,
mas você pode modificá-los.
ELEMENTO
|
EU ENTENDI QUE...
|
Contextualização
|
É a
caracterização da instituição e da turma. Para quem planejar? Em que
contexto?
|
Eixo integrador
|
É a temática
do planejamento, o princípio de articulação entre os conteúdos.
|
Justificativa
|
|
Objetivos
|
|
Conteúdos
|
|
Estratégias
|
|
Recursos
|
|
Avaliação
|
|
d) Você encontra, no seu diário de classe, os itens apresentados pela
autora? Quais elementos você prioriza? Quais você acrescentaria?
|
e) Avalie o uso do seu diário de classe, assinalando, com um X dentro
dos parênteses, os enunciados que estão de acordo com sua prática pedagógica.
Você pode assinalar um, dois ou três itens.
( ) Uso meu diário para registro
do planejamento de ensino.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:
|
( ) Uso meu diário para registro
dos acontecimentos ocorridos no cotidiano escolar.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:
|
( ) Uso meu diário para registro
de reflexões sobre minha prática docente.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário