Estudo do texto “Planejamento: em busca de caminhos"

Estudo do texto “Planejamento: em busca de caminhos” (RODRIGUES, 2001)
a) Você encontra relações entre a experiência relatada pela autora no início do texto e sua prática docente cotidiana? Explicite-as!




b) Elabore cinco perguntas que você considera importantes para fundamentar o planejamento de ensino, por exemplo: “O que é significativo que meus alunos aprendam?”.
1)
2)
3)
4)
5)
c) Ao final do texto, a autora apresenta elementos básicos para um planejamento didático-pedagógico. Leia os itens abaixo e explique o que você entende sobre cada um deles. Os primeiros já foram realizados como exemplos, mas você pode modificá-los.
ELEMENTO
EU ENTENDI QUE...
Contextualização
É a caracterização da instituição e da turma. Para quem planejar? Em que contexto?
Eixo integrador
É a temática do planejamento, o princípio de articulação entre os conteúdos.
Justificativa


Objetivos


Conteúdos


Estratégias


Recursos


Avaliação




d) Você encontra, no seu diário de classe, os itens apresentados pela autora? Quais elementos você prioriza? Quais você acrescentaria?




e) Avalie o uso do seu diário de classe, assinalando, com um X dentro dos parênteses, os enunciados que estão de acordo com sua prática pedagógica. Você pode assinalar um, dois ou três itens.
(   ) Uso meu diário para registro do planejamento de ensino.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:




(   ) Uso meu diário para registro dos acontecimentos ocorridos no cotidiano escolar.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:




(   ) Uso meu diário para registro de reflexões sobre minha prática docente.
Transcreva um exemplo retirado de seu diário:






Nenhum comentário:

Postar um comentário