6º ano -
Portugues
1.
Identificar o conflito gerador do enredo. H22 – Eixo IV
2. Identificar vocábulos que, por
sinonímia, substituem outros vocábulos presentes no texto em que se inserem.
H28 – Eixo V
3. Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conectivos. H17 – Eixo IV
4. Identificar tema ou assunto principal de um texto. H4 – Eixo
I
5. Localizar os elementos constitutivos
da organização interna de um texto. H9 – Eixo II
6. Localizar informações explícitas em um texto. H1 – Eixo I
7. Inferir informações implícitas (conceitos/ opiniões,
tema/assunto principal, entre outros) em um texto. H3 – Eixo I
8. Estabelecer relações entre textos não verbais; verbais;
verbais e não verbais. H13 – Eixo III
9. Identificar o público alvo de um texto. H8 – Eixo II
10. Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. H30 –
Eixo VI
7º ano
1. Identificar tema ou assunto principal de
um texto. H4 – Eixo I
2. Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões,
tema/assunto principal, entre outros) em um texto. H3 – Eixo I
3. Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros. H11 – Eixo II
4. Diferenciar as ideias centrais e secundárias de
um texto. H18 – Eixo IV
5. Reconhecer efeitos
de ironia e/ou humor em textos variados. H23 – Eixo V
6.
Localizar informações
explícitas em um texto. H1 – Eixo I
7. Distinguir um fato da opinião relativa
a esse fato. H5 – Eixo I
8. Reconhecer diferentes
formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo
tema, considerando as condições de produção e de recepção. H14 – Eixo III
9. Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão. H27 – Eixo V
10. Estabelecer relações entre causa e consequência,
entre partes ou elementos de um texto. H16- Eixo IV
8º ano
1. Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões. H12 – Eixo
III
2. Localizar informações
explícitas em um texto. H1 – Eixo I
3. Estabelecer relações de
causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. H16 – Eixo
IV
4. Interpretar texto com o auxílio de
recursos gráfico-visuais. H10 – Eixo
II
5. Identificar tema ou
assunto principal de um texto. H4 – Eixo I
6. Relacionar as variedades linguísticas a situações
específicas de uso social. H33 – Eixo VI
7. Reconhecer o efeito de
sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações). H25 – Eixo V
8. Identificar formas de
apropriação textual (paráfrases, paródias, citações, discurso direto,
indireto, indireto livre). H6 – Eixo I
9. Identificar recursos
semânticos expressivos (figuras de linguagem). H26 – Eixo V
10. Identificar os fatos de
um texto em sequência lógica. H7 – Eixo I
8ª série
1. Inferir informações
implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um
texto. H3 – Eixo I
2. Interpretar texto com o auxílio de
recursos gráfico-visuais. H10 – Eixo II
3. Identificar a finalidade de textos de
diferentes gêneros. H11 – Eixo II
4. Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conectivos. H17 – Eixo IV
5. Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, considerando
as condições de produção e de recepção. H14 – Eixo III
6. Identificar as marcas linguísticas em
textos do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe. H31 – Eixo
VI
7. Identificar recursos semânticos
expressivos (figuras de linguagem). H26 – Eixo V
8. Reconhecer efeitos de ironia e/ou humor
em textos variados. H23 – Eixo V
9. Estabelecer relações
de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. H16 – Eixo
IV
10.
Identificar a tese de um texto. H19 – Eixo VI
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário