Habilidades de Português - Ensino Fundamental

6º ano - Portugues
1. Identificar o conflito gerador do enredo. H22 – Eixo IV
2. Identificar vocábulos que, por sinonímia, substituem outros vocábulos presentes no texto em que se inserem. H28 – Eixo V
3. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conectivos. H17 – Eixo IV
4. Identificar tema ou assunto principal de um texto. H4 – Eixo I
5. Localizar os elementos constitutivos da organização interna de um texto. H9 – Eixo II
6. Localizar informações explícitas em um texto. H1 – Eixo I
7. Inferir informações implícitas (conceitos/ opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto. H3 – Eixo I
8. Estabelecer relações entre textos não verbais; verbais; verbais e não verbais. H13 – Eixo III
9. Identificar o público alvo de um texto. H8 – Eixo II 
10. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. H30 – Eixo VI
7º ano

1. Identificar tema ou assunto principal de um texto. H4 – Eixo I
2. Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto. H3 – Eixo I
3. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. H11 – Eixo II
4. Diferenciar as ideias centrais e secundárias de um texto. H18 – Eixo IV
5. Reconhecer efeitos de ironia e/ou humor em textos variados. H23 – Eixo V
6. Localizar informações explícitas em um texto. H1 – Eixo I
7. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. H5 – Eixo I
8. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, considerando as condições de produção e de recepção. H14 – Eixo III
9. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. H27 – Eixo V
10. Estabelecer relações entre causa e consequência, entre partes ou elementos de um texto. H16- Eixo IV

8º ano

1. Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões. H12 – Eixo III
2. Localizar informações explícitas em um texto. H1 – Eixo I
3. Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. H16 – Eixo IV
4. Interpretar texto com o auxílio de recursos gráfico-visuais. H10 – Eixo II
5. Identificar tema ou assunto principal de um texto. H4 – Eixo I
6. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. H33 – Eixo VI
7. Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações). H25 – Eixo V
8. Identificar formas de apropriação textual (paráfrases, paródias, citações, discurso direto, indireto, indireto livre). H6 – Eixo I
9. Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem). H26 – Eixo V
10. Identificar os fatos de um texto em sequência lógica. H7 – Eixo I

8ª série

1. Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre outros) em um texto. H3 – Eixo I
2. Interpretar texto com o auxílio de recursos gráfico-visuais. H10 – Eixo II
3. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. H11 – Eixo II
4. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conectivos. H17 – Eixo IV
5. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, considerando as condições de produção e de recepção. H14 – Eixo III
6. Identificar as marcas linguísticas em textos do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe. H31 – Eixo VI
7. Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem). H26 – Eixo V
8. Reconhecer efeitos de ironia e/ou humor em textos variados. H23 – Eixo V
9. Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. H16 – Eixo IV
10. Identificar a tese de um texto. H19 – Eixo VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário