HABILIDADES DE MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO

MATEMÁTICA
1ª SÉRIE

1. Saber representar os números reais na reta numerada.
2. Saber realizar de modo significativo as operações de radiciação e potenciação.
3. Reconhecer e utilizar em contextos práticos as relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas.
4. Resolver equações quadráticas.
5. Compreender a resolução de equações quadráticas e saber utilizá-las em contextos práticos.
6. Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas a partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes.
7. Identificar triângulos semelhantes e resolver situações-problema envolvendo semelhança de triângulos.
8. Aplicar o teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos.
9. Aplicar o teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos.
10. Compreender o significado das razões trigonométricas fundamentais e saber utilizá-las para resolver problemas em contextos diversos.
11. Compreender o significado do π como uma razão e sua utilização no cálculo do perímetro e da área do círculo.
12. Saber resolver problemas envolvendo processos de contagem (principio multiplicativo).

2ª SÉRIE

1. Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens, expressando-as matematicamente quando possível.
2. Compreender a construção do gráfico de funções do 1º grau, sabendo caracterizar  crescimento, decrescimento e taxa de variação.
3. Compreender a construção do gráfico de funções de 2º grau como expressões de proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado da outra, sabendo caracterizar os intervalos de crescimento, os sinais da função e os valores extremos.
4.  Saber utilizar em diferentes contextos as funções de 1º e de 2º graus,explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
5.  Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento.
6.  Saber resolver equações e inequações simples, usando propriedades de potências e logaritmos.
7.  Saber usar de modo sistemático relações trigonométricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos.
8. Conhecer algumas relações trigonométricas fundamentais em triângulos não retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos.
9.  Saber aplicar as propriedades dos polígonos regulares no problema da pavimentação de superfícies.
10.  Visualizar as formas espaciais a partir de suas representações planas,tais como vistas e planificações.
11. Saber utilizar, em diferentes contextos, funções de 1º e de 2º graus,explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
12. Saber usar de modo sistemático relações trigonométricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em diferentes contextos.

3ª SÉRIE

1. Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na resolução de situações problema de contagem indireta do número de possibilidades de ocorrência de um evento.
2. Saber resolver equações e inequações trigonométricas simples, compreendendo o significado das soluções obtidas, em diferentes contextos.
3. Saber resolver e discutir sistemas de equações lineares pelo escalonamento de matrizes.
4. Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f(x)= a . sen (bx) + c, a partir do gráfico de y = sen (x), compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a,b e c.
5. Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como o prisma e o cilindro, utilizando-os em diferentes contextos. (*** NENHUM ACERTO)
6. Compreender o significado das matrizes e das operações entre elas na representação de tabelas e de transformações geométricas do plano.
7. Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de aplicação de fórmulas especiais.
8. Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como a pirâmide e o cone, utilizando-os em diferentes contextos
9  Conhecer e saber utilizar as propriedades simples do binômio de Newton e do triângulo de Pascal.
10. Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como o prisma e o cilindro, utilizando-os em diferentes contextos.
11. Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f(x) = a . sen (bx) + c, a partir do gráfico de y = sen (x), compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a, b e c.
12. Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da esfera e de suas partes utilizando-os em diferentes contextos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário