MATEMÁTICA
1ª SÉRIE
1. Saber representar os números reais na reta numerada.
2. Saber realizar de modo significativo as operações de radiciação e
potenciação.
3. Reconhecer e utilizar em contextos práticos as relações
de proporcionalidade direta entre duas grandezas.
4. Resolver equações quadráticas.
5. Compreender a resolução de equações quadráticas e saber
utilizá-las em contextos práticos.
6. Saber reconhecer a semelhança entre figuras planas a
partir da igualdade das medidas dos ângulos e da proporcionalidade entre as
medidas lineares correspondentes.
7. Identificar triângulos semelhantes e resolver
situações-problema envolvendo semelhança de triângulos.
8. Aplicar o
teorema de Pitágoras na resolução de problemas em diversos contextos.
9. Aplicar o teorema de Pitágoras na resolução de problemas
em diversos contextos.
10. Compreender o significado das razões trigonométricas
fundamentais e saber utilizá-las para resolver problemas em contextos diversos.
11. Compreender o
significado do π como uma razão e sua utilização no cálculo do perímetro e da
área do círculo.
12. Saber resolver problemas envolvendo processos de
contagem (principio multiplicativo).
2ª SÉRIE
1.
Saber reconhecer padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens,
expressando-as matematicamente quando possível.
2.
Compreender a construção do gráfico de funções do 1º grau, sabendo caracterizar crescimento, decrescimento e taxa de variação.
3.
Compreender a construção do gráfico de funções de 2º grau como expressões de
proporcionalidade entre uma grandeza e o quadrado da outra, sabendo
caracterizar os intervalos de crescimento, os sinais da função e os valores
extremos.
4. Saber utilizar em diferentes contextos as funções
de 1º e de 2º graus,explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
5. Conhecer a função exponencial e suas propriedades
relativas ao crescimento ou decrescimento.
6. Saber resolver
equações e inequações simples, usando propriedades de potências e logaritmos.
7. Saber usar de modo sistemático relações
trigonométricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em
diferentes contextos.
8.
Conhecer algumas relações trigonométricas fundamentais em triângulos não
retângulos, especialmente a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos.
9. Saber aplicar as propriedades dos polígonos
regulares no problema da pavimentação de superfícies.
10. Visualizar as formas espaciais a partir de
suas representações planas,tais como vistas e planificações.
11.
Saber utilizar, em diferentes contextos, funções de
1º e de 2º graus,explorando especialmente problemas de máximos e mínimos.
12. Saber usar de modo sistemático relações
trigonométricas fundamentais entre os elementos de triângulos retângulos, em
diferentes contextos.
3ª SÉRIE
1. Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na
resolução de situações problema de contagem indireta do número de
possibilidades de ocorrência de um evento.
2. Saber resolver equações e inequações trigonométricas simples,
compreendendo o significado das soluções obtidas, em diferentes contextos.
3. Saber resolver e discutir sistemas de equações lineares pelo
escalonamento de matrizes.
4. Saber construir o gráfico de funções trigonométricas como f(x)=
a . sen (bx) + c, a partir do gráfico de y = sen (x),
compreendendo o significado das transformações associadas aos coeficientes a,b
e c.
5. Saber identificar propriedades
características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e
volumes) de sólidos como o prisma e o cilindro, utilizando-os em diferentes
contextos. (*** NENHUM ACERTO)
6. Compreender o significado das matrizes e das operações entre elas na
representação de tabelas e de transformações geométricas do plano.
7. Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes situações
problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a necessidade de
aplicação de fórmulas especiais.
8. Saber identificar propriedades características, calcular relações
métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como a
pirâmide e o cone, utilizando-os em diferentes contextos
9 Conhecer e saber utilizar as
propriedades simples do binômio de Newton e do triângulo de Pascal.
10. Saber identificar propriedades características, calcular relações
métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como o prisma
e o cilindro, utilizando-os em diferentes contextos.
11. Saber construir o gráfico de funções
trigonométricas como f(x) = a .
sen (bx) + c, a partir do
gráfico de y = sen (x), compreendendo o significado das
transformações associadas aos coeficientes a, b e c.
12. Saber identificar propriedades características, calcular relações
métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) da esfera e de suas
partes utilizando-os em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário