Matemática
6º ano
1. Compor e decompor figuras planas.
2. Compreender e utilizar as
regras do sistema de numeração decimal.
3. Resolver adições e subtrações com números naturais, por meio de
estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais.
4. Compreender diferentes significados das operações envolvendo números
naturais.
5. Compreender diferentes significados das operações envolvendo números
naturais.
6. Utilizar unidades usuais de tempo e temperatura em
situações--problema.
7. Calcular perímetro de figuras. Calcular área de retângulos
ou quadrados.
8. Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto
diário, como 10%, 20%, 25% e 50%.
9. Explorar diferentes significados das frações em
situações-problema:parte-todo, quociente e razão.
10. Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por
meio de tabelas simples, gráficos de colunas, tabelas de dupla entrada e
gráficos de barras.
11. .Interpretar e resolver problemas utilizando os números decimais.
12. Calcular perímetro de figuras.
13. Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problema.
7º ano
1. Compreender a noção de perímetro de figuras geométricas.
2. Compreender o uso da notação decimal para representar quantidades não
inteiras, bem como a ideia de valor posicional.
3. Conhecer as características e propriedades dos números naturais:
significado de múltiplos e divisores.
4. Composição de figuras
geométricas.
5. Compreender o significado das frações na
representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.
6. Saber realizar operações com números naturais de modo significativo
(adição e subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
7. Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhecê-la em construções
geométricas e artísticas.
8. Conhecer as características e propriedades dos números naturais:
significado de múltiplos e divisores.
9.
Saber transformar frações em números decimais e vice-versa.
10. Saber realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais,
conhecer diversos sistemas de medidas.
11. Compreender informações transmitidas em tabelas e gráficos
12. Saber transformar frações em números
decimais e vice-versa.
13. Compreender a noção de área e perímetro de uma figura, sabendo
calculá-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras.
8º ano
1. Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de
um número, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão com decimais.
2. Compreender o significado dos números negativos em situações
concretas, bem como das operações com negativos.
3. Compreender a ideia de medida de um ângulo, sabendo operar com
medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir
ângulos.
4. Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos
(proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc), bem como na
construção de gráficos de setores.
5. Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras
geométricas e nos objetos do dia a dia.
6. Saber realizar de modo significativo as operações de adição,
subtração,
multiplicação e divisão de números negativos.
7. Saber realizar operações de adição, subtração e multiplicação e
divisão de frações, compreendendo o significado das operações realizadas.
8. Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos
(proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc),bem como na construção
de gráficos de setores.
9. Saber
resolver problemas variados envolvendo grandezas direta e inversamente
proporcionais.
10 . Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras
geométricas e nos objetos do dia a dia.
11. Conhecer alguns procedimentos para a
resolução de uma equação: equivalência e operação inversa.
12. Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente e a
linguagem algébrica.
13. Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de
um número, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão com decimais.
8ª série
1. Saber expressar de modo
significativo a solução de equações e inequações de 1º grau.
2. Conhecer as propriedades de
potências e saber realizar de modo significativo as operações com potências.
3. Compreender a ideia de número
racional em sua relação com frações e as razões.
4. Compreender a ideia de número racional em sua relação com frações e
as razões. Saber manipular as diversas representações dos números racionais e
representá-los na reta real.
5. Relacionar as linguagens
algébrica e geométrica, sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no
caso dos produtos notáveis.
6. Compreender
situações problema que envolvem proporcionalidade, sabendo representá-las por
meio de equações ou inequações.
7. Saber resolver sistemas
lineares de duas incógnitas pelos métodos da adição e da substituição.
8. Conhecer as condições que
fazem com que uma razão entre inteiros possa se expressar por meio de dízimas
periódicas. Saber calcular a fração geratriz de uma dízima.
9. Compreender situações problema
que envolvem proporcionalidade, sabendo representá-las por meio de equações ou
inequações.
10. Saber
expressar de modo significativo a solução de equações e inequações de 1º grau.
11. Compreender e usar o plano
cartesiano para a representação de pares ordenados, bem como para a
representação das soluções de um sistema de equações lineares.
12. Reconhecer o teorema de Tales
como forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas
em diferentes
contextos.
13. Compreender o teorema de
Pitágoras, utilizando na solução de problemas em diferentes contextos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário