Habilidades de Matemática - Ensino fundamental Defasagens

Matemática

6º ano

1. Compor e decompor figuras planas.
2.  Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal.
3. Resolver adições e subtrações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e do uso de técnicas operatórias convencionais.
4. Compreender diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
5. Compreender diferentes significados das operações envolvendo números naturais.
6. Utilizar unidades usuais de tempo e temperatura em situações--problema.
7. Calcular perímetro de figuras. Calcular área de retângulos ou quadrados.
8. Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25% e 50%.
9. Explorar diferentes significados das frações em situações-problema:parte-todo, quociente e razão.
10. Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples, gráficos de colunas, tabelas de dupla entrada e gráficos de barras.
11. .Interpretar e resolver problemas utilizando os números decimais.
12. Calcular perímetro de figuras.
13. Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações problema.

7º ano
1. Compreender a noção de perímetro de figuras geométricas.
2. Compreender o uso da notação decimal para representar quantidades não inteiras, bem como a ideia de valor posicional.
3. Conhecer as características e propriedades dos números naturais: significado de múltiplos e divisores.
4.  Composição de figuras geométricas.
5. Compreender o significado das frações na representação de medidas não inteiras e da equivalência de frações.
6. Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição e subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
7. Compreender a ideia de simetria, sabendo reconhecê-la em construções geométricas e artísticas.
8. Conhecer as características e propriedades dos números naturais: significado de múltiplos e divisores.
9.  Saber transformar frações em números decimais e vice-versa.
10. Saber realizar medidas usando padrões e unidades não convencionais, conhecer diversos sistemas de medidas.
11. Compreender informações transmitidas em tabelas e gráficos
12. Saber transformar frações em números decimais e vice-versa.
13. Compreender a noção de área e perímetro de uma figura, sabendo calculá-los por meio de recursos de contagem e de decomposição de figuras.

8º ano

1. Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de um número, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com decimais.
2. Compreender o significado dos números negativos em situações concretas, bem como das operações com negativos.
3. Compreender a ideia de medida de um ângulo, sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
4. Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc), bem como na construção de gráficos de setores.
5. Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia.
6. Saber realizar de modo significativo as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão de números negativos.
7. Saber realizar operações de adição, subtração e multiplicação e divisão de frações, compreendendo o significado das operações realizadas.
8. Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc),bem como na construção de gráficos de setores.
9.  Saber resolver problemas variados envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais.
10 . Compreender e identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas e nos objetos do dia a dia.
11. Conhecer alguns procedimentos para a resolução de uma equação: equivalência e operação inversa.
12. Saber fazer a transposição entre a linguagem corrente e a linguagem algébrica.
13. Compreender a relação entre uma fração e a representação decimal de um número, sabendo realizar de modo significativo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com decimais.

8ª série

1.   Saber expressar de modo significativo a solução de equações e inequações de 1º grau.
2.  Conhecer as propriedades de potências e saber realizar de modo significativo as operações com potências.
3.  Compreender a ideia de número racional em sua relação com frações e as razões.
4. Compreender a ideia de número racional em sua relação com frações e as razões. Saber manipular as diversas representações dos números racionais e representá-los na reta real.
5.  Relacionar as linguagens algébrica e geométrica, sabendo traduzir uma delas na outra, particularmente no caso dos produtos notáveis.
6.  Compreender situações problema que envolvem proporcionalidade, sabendo representá-las por meio de equações ou inequações.
7.  Saber resolver sistemas lineares de duas incógnitas pelos métodos da adição e da substituição.
8.  Conhecer as condições que fazem com que uma razão entre inteiros possa se expressar por meio de dízimas periódicas. Saber calcular a fração geratriz de uma dízima.
9.  Compreender situações problema que envolvem proporcionalidade, sabendo representá-las por meio de equações ou inequações.
10.  Saber expressar de modo significativo a solução de equações e inequações de 1º grau.
11.  Compreender e usar o plano cartesiano para a representação de pares ordenados, bem como para a representação das soluções de um sistema de equações lineares.
12.  Reconhecer o teorema de Tales como forma de ocorrência da ideia de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes
contextos.
13.  Compreender o teorema de Pitágoras, utilizando na solução de problemas em diferentes contextos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário