Pare um minuto para pensar na seguinte hipótese: Se os seus alunos
fossem inquiridos sobre o que acham de você, qual seria a resposta deles? Você
acha que eles lhe respeitam ? admiram? ignoram? Consideram você uma (um) tirana
(no) ? Acham sua postura digna ? Acham que você é educada (o) ? Os seus alunos
acham que a sua opinião tem valor e merece ser ouvida ?
Mas, o que tem a ver saber o que os alunos pensam de você? Em
muitos casos a indisciplina na sala de aula está associada a imagem que
os alunos fazem do Professor.
Se algumas das respostas encontradas foram negativas, então você
tem um sério problema de relacionamento interpessoal com os seus alunos. Isso
ocorre quando o relacionamento ocorre de forma unilateral, ou seja,
apenas um dos envolvidos tem a primazia sempre.
Isso ocorre também o aluno vê falta de integridade e congruência
na fala e no comportamento do Professor, quando isso acontece, tenha
certeza, o caminho estará aberto a indisciplina na sala de aula. Afinal quem
respeitará um Professor que pede silêncio gritando ? Ou que pede para que o
aluno seja justo, quando esse mesmo Professor se utiliza de ameaças e
intimidações ?
O bom relacionamento é uma mão de duas vias, ou seja, implica
que ambos saibam ouvir, falar, argumentar para que possam chegar a
um consenso ideal na resolução de qualquer questão. Neste tipo de relação ambos
conseguem crescer, pois amadurecem tendo de lidar com conflitos e situações
limite no dia a dia.
Agora, como isso ocorre no dia a dia da sala de aula e dentro da
Escola como um todo? Bem, o Professor precisa sair de uma postura rígida,
autoritária e atuar mais como um líder usando de autoridade para gerir o
processo pedagógico. Veja abaixo os dois perfis:
O Professor
que tem autoridade
|
O Professor
que é autoritário
|
Sabe
conversar, ouvir, falar de modo respeitoso e tranquilo
|
Grita,
vocifera, esbraveja, murmura
|
Respeita
opiniões e sabe argumentar
|
ameaça com
notas baixas e reprovação,
|
Sabe mediar
conflitos
|
ameaça com
advertências, suspensão, e envio a Coordenação/Diretoria
|
Discute as
regras de forma coletiva
|
Impõe normas e
regras de forma arbitrária
|
Sabe realizar
gerenciamento da sala e do processo pedagógico
|
Por não dispor
de ferramentas e estratégias sempre se utiliza de coerção
|
Mas, como sair
do modo autoritário e atuar com autoridade ? Basta aprender e começar a
praticar as atitudes que mudarão o tom desse relacionamento.
O Professor que tem autoridade ganha o respeito e a admiração de
todos porque:
- é competente no que faz pois domina os conteúdos
- tem estratégias criativas para estimular a curiosidade dos
alunos
- está sempre por dentro de novas estratégias e novas tecnologias
- realiza sempre cursos de formação continuada
- é modelo de integridade e boas maneiras para todos os seus
alunos
- enxerga além do plano de ensino e procura estimular os talentos
dos alunos
- procura conhecer como “funciona” a cabeça do jovem, seus
interesses e comportamento
- sabe “traduzir” o conhecimento na linguagem e dentro da
realidade da criança e do jovem
O ser humano é um ser emocional, e o seu aluno jamais lhe
respeitará apenas porque você tem um diploma dizendo que é o Professor. O
respeito e admiração surgirão quando ele tiver certeza do tipo de pessoa
que está por baixo do título e do diploma. Esta autoridade é conquistada quando
esse aluno comprova que você se importa, quando você demonstra atitudes
proativas, bons exemplos e competência naquilo que você faz.
Então é hora de refletir se o relacionamento que você tem hoje com
seus alunos é positivo ou não. Se ainda não for, então onde será preciso
ajustar? O que deve ser modificado ou melhorado ? Só tem um jeito de saber
isso: perguntando. Aqui vai uma tarefa para você fazer amanhã: Peça
para os alunos dramatizarem, desenharem, cantarem, e se for preciso: peça
para eles falarem !!
Então, ficou curiosa (o) para saber o que eles pensam de você
? Aguardo seus comentários no blog. (http://htpcantonioferraz.blogspot.com.br/
Dica de Leitura:
Taille,Yves de
La. Limites:Três Dimensões Educacionais.152 pags.Ed.Ática
Sei que minha opinião vai ser bastante questionada, mas é como eu vejo e como estou sentindo as coisas nesses quase três meses....Falta pulso firme da direção com os alunos.... e por isso vejo o texto muita fantasia para a realidade que nos acerca.
ResponderExcluir