1ª série
1. Identificar vocábulos
que, por sinonímia, substituem outros vocábulos presentes no texto em que se
inserem. H28– Eixo V
2. Identificar o conflito gerador do enredo. H22
– Eixo IV
3. Identificar formas de apropriação textual (paráfrases,
paródias, citações, discurso direto, indireto, indireto livre). H6- Eixo I
4. Interpretar texto com o auxílio de
recursos gráfico-visuais. H10- Eixo II
5. Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. H5 –
Eixo I
6. Estabelecer relações entre textos não-verbais; verbais; verbais e não
verbais.H13 – Eixo III
7. Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conectivos. H17 – Eixo IV
8. Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de
recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. H24 – Eixo V
9. Identificar recursos semânticos
expressivos
(figuras de linguagem).
H26 – Eixo V
10- Identificar as marcas linguísticas em
textos do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe. H31 – Eixo
VI
2ª série
1. Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse
fato. H5 – Eixo I
2. Reconhecer o efeito de sentido produzido pela
exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações). H25 – Eixo V
3. Interpretar texto com o auxílio de recursos
gráfico-visuais. H10 – Eixo II
4. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. H11 – Eixo II
5. Reconhecer efeitos de ironia e/ou humor em textos
variados. H23 – Eixo V
6. Identificar tema ou assunto principal
do texto. H4 – Eixo I
7. Identificar a função da linguagem predominante nos textos em situações
específicas de interlocução. H29 – Eixo V
8. Identificar recursos semânticos expressivos (figuras
de linguagem). H26 – Eixo V
9. Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso
social. H33 – Eixo VI
10. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la.
H20 – Eixo IV
3ª série
1.
Inferir
informações implícitas (conceitos/ opiniões, tema/assunto principal, entre
outros) em um texto.H3 – Eixo I
2. Reconhecer efeitos de ironia e/ou humor em textos
variados. H23 – Eixo V
3. Interpretar texto com o auxílio de recursos
gráfico-visuais. H10 – Eixo II
4. Reconhecer diferentes formas de tratar uma
informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, considerando as
condições de produção e de recepção.H14 – Eixo III
6. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos
oferecidos para sustentá-la. H20
– Eixo IV
7. Estabelecer relações de causa e consequência, entre
partes e/ou elementos de um texto. H16 – Eixo IV
8. Identificar as marcas linguísticas em textos do
ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe. H31 – Eixo VI
9. Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos
gráficos (pontuação e outras notações). H25
– Eixo V
10. Reconhecer o efeito de sentido produzido pela
exploração de recursos ortográficos
Nenhum comentário:
Postar um comentário