Questões dissertativas:



1-                 “Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha,certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria sabera hora. Talvez não fosse um “Menino de Família”, mas também nãoera um “Menino de Rua”. É assim que a gente divide. “Menino de Família” é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta demarca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um “Menino de Rua.” “Menino de Rua” é aquele que quando agente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.(...) Na Verdade não existem meninos “De Rua”. Existem meninos “NA Rua”. E toda vez que um menino está “NA Rua” é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.”
COLASSANTI, Marina. In: Eu sei, mas não devia Rio de Janeiro: ROCCO, 1999

Discorra sobre o Papel da Escola tendo em vista o tema abordado no texto a que se refere.

2- Leia e reflita sobre as seguintes afirmações:
•  Toda pessoa, sem distinção de qualquer espécie, tem direitos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos
(1948); o acesso à educação escolar é um desses direitos.
•  Conforme a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, da qual resultou a “Declaração de Salamanca”
(1994), a educação de pessoas com deficiências deve ser parte integrante dos sistemas educacionais.
•  Ao participar dessa Conferência e assinar a Declaração, o Brasil assumiu o compromisso de construir um sistema educacional
inclusivo.
•  A legislação educacional brasileira (especialmente a LDB – Lei n.º 9.394/96) prevê que a educação especial, destinada a
educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
•  É na escola que a educação inclusiva se efetiva; não basta garantir a matrícula e a permanência dos alunos no espaço escolar
se eles continuam discriminados, segregados e excluídos em seu interior.
a)  Pensando no ambiente escolar, em seu conjunto, apresente três objetivos voltados à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
b)  Pensando na sala de aula, indique três procedimentos que um professor pode utilizar para promover a inclusão de alunos com
necessidades educativas especiais e evitar a discriminação, explicando como desenvolvê-los.


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